sábado, 22 de abril de 2017

Homem piracuí



Completa hoje 87 anos de vida. Felicidades para ele. Alguém pode achar pouco tempo, até mesmo desdenhar. Acontece que não conhece suas origens. Agora, chegar a essa idade de vida, saudável, carregando alegria em seus olhos, qualquer um dessa atual geração poderá chegar. Mas, prestem atenção para a geração dele, para sua origem... Ele é do século passado!

Caboclo amazonida, nascido às margens dos rio/igarapés, vaqueiro que foi, costuma afirmar que sua mão não fechava de tão grossa que era devido ao manuseio com as cordas (laços e amarras). Mas tudo bem. Ele nasceu quando a expectativa de vida era até aos 50 anos, era uma festa quando se atingia tal idade (muitos não aportaram aos vinte). Hoje segundo as estimativas/estudos é de 80, 90, pra frente. Ele completa 87!

Teve um inicio de vida privilegiada. Tomou banho de rio, pescou, remou, empurrou canoa com varejão nas travessias dos baixios, comeu fruta in natura. Sua alimentação básica desde o themb até aquela antes de se agasalhar na noite, foi o peixe: assado na brasa, cozido... Durante as grandes enchentes do rio, um bom piracui, o qual era reserva obrigatória pendurado em envira acondicionado em paneiro na cumeeira da cozinha.

Desde jito até hoje se alimenta dessa farinha de peixe. É uma farinha sim, de peixe, invenção indígena/cabocla/nativa amazônica cujo preparo conserva a carne por muito tempo. É uma carne de peixe desidratada, não é qualquer um que saber fazer. É uma receita, um fazer daqui da região. Hoje na atual culinária usa-se a farinha em vários pratos: desde a farofa até ao piracui de casaca.

O aniversariante de hoje prefere sem casaca. Prefere somente com a farinha e o alho/óleo: farofa nativa. Podem dizer/falar: grandes coisas isso! É que ele até hoje se alimentar assim: Piracui todos os dias, alias, é o prato diário do mestre Proeiro: Piracui desde o café até o jantar...
 
Costuma dizer que seu remédio de longividade é sua alimentação. Pasmem! Ele ainda toma as suas doses de cachaça, todos os dias. Mas é cachaça/aguardente da boa tirando gosto com piracui. Sua relação com o peixe desidratado é simbiótica... Felicidades e vida longa ao Homem Piracui, cuja única pavulagem é a de que o piracui seja de acari.

Nenhum comentário: