segunda-feira, 11 de junho de 2012

25 anos sem Paulo Fonteles




Hoje segunda-feira, 11, completa 25 anos que o ex-deputado Paulo Fonteles foi assassinado. Em memória desse político extraordinário, vítima de grileiros na sangrenta questão fundiária do Pará, será instalada durante a semana inteira na Assembleia Legislativa a Exposição Iconográfica História e Legado do PCdoB, partido de Paulo Fonteles.

Historia e legado de Paulo Fonteles

No dia 11 de junho de 1987, quinta-feira, por volta das 11 horas, sentado no banco do carona em uma chevy (BB 7072) que lhe levaria até capanema, dirigida pelo motorista Antonio Lima de Souza, Paulo Fonteles aguardava o abastecimento da mesma em um posto da Shel na BR 316, quando um Fusca de cor Cinza, sem placas, desce o pistoleiro que dirigindo-se até a janela do carro onde estava com três tiros tirou a vida de um dos maiores dirigente, defensor dos trabalhadores no Estado do Pará. Mas, seus ideais de liberdade continuam vivos em todos aqueles que o conheceram.

A história prova que o dirigente comunista foi um revolucionário que lutou até seu último minuto de vida pela reforma agrária e pelo socialismo. Ex-deputado estadual e advogado de trabalhadores do campo e da cidade, Paulo Fonteles, que nasceu em Belém, no dia 20 de fevereiro de 1949, foi covardemente assassinado no dia 11 de junho de 1987 pelas balas do latifundio.

No último dia 11 de junho de 2012, completam-se 25 anos do assassinato deste mártir da luta pela reforma agrária. Até hoje os mandantes do assassinato de Paulo Fonteles não foram levados a julgamento e, como tantos outros casos de pistolagem perpetradas pelo latifundiário. Esse crime permanece impune o que revela o caráter do judiciário paraense.

Em quase 20 anos de militância Fonteles foi movido pela paixão, pela justiça e pela transformação social. Marxista-Leninista, um exemplo de luta e de militante que inspira os comunista e os lutadores do povo.

(De Belém,Moisés Alves) 

Nenhum comentário: