domingo, 31 de maio de 2009

Domingo da murta

Hoje é o domingo da murta da Santíssima Trindade, então os festeiros/dançadores/apreciadores do Marabaixo, irão buscar a murta na casa escolhida (é que lá a murta já está desde ontem). Andarão em algumas ruas do bairro e chegarão a casa/barracão onde dançam até amanhã às sete horas, quando enfeitarão o mastro com a murta e levantarão o mastro da Santíssima Trindade. Assim feito, tem inicio a festa da Santíssima Trindade, durante a noite até o próximo domingo haverá ladainha rezada em latim, sempre às 19 horas.

A Murta

A murta (Mouríria Guianensis) é uma espécie de arbusto encontrado nos arredores de Macapá. O Marabaixo dançado no Bairro do Laguinho quebra a murta nos arredores do Curiaú, já do bairro de Santa Rita (antiga Favela/Cea) quebram a murta no distrito do Coração. Tudo isso em função dos parentescos entre eles, quer dizer os do laguinho com o Curiaú, e o da antiga Favela com o Goiabal e Coração.

A festa começa

Hoje a partir das 15 horas as caixas vão rufar pelas ruas dos bairros do laguinho e da antiga Favela. É a murta da Santíssima Trindade sendo quebrada e utilizada nas limpezas dos caminhos da cidade/bairro.

Nenhum comentário: