sábado, 23 de maio de 2009

Azebic e o ciclo do marabaixo

Continua hoje a partir das 15 horas na Associação Zeca e Bibi Costa-Azebic, Avenida Mendonça Furtado, nº. 1303 no bairro Santa Rita, o marabaixo do Mastro.


Na verdade, o marabaixo do mastro dentro do calendário do ciclo da Azebic, já deveria ter sido realizado. Mas por um incidente ocorrido com um membro da família, a instituição resolveu suspende e somente hoje 23/05 retomar o calendário.


Azebic – Associação Zeca e Bibi Costa

A instituição chama para si a responsabilidade da autenticidade do Marabaixo amapaense, afirmam que ali o autentico marabaixo é dançado ainda hoje. Isso desde a existência da verdadeira Imagem da santíssima, “essa sim é a verdadeira, a original” afirma Aluizo.

A tradição

Ele informou que na Azebic ainda praticam o jogo da “Carioca” e a dança da “Galinha Choca”. O jogo da Carioca ainda não vi, mas a dança da “Galinha Choca”, essa eu quando criança tive a felicidade de assistir: quando a rua ainda era de piçarra, as casas todas de madeiras, nem sonhavam com alvenaria (isso era de dotô).

A casa da festa do Marabaixo ficava na Avenida Mãe Luzia, entre Eliezer levy e Odilardo Silva. Sua pintura de um amarelo desbotado. Assoalhos de madeira alto, no canto da sala em uma mesa com uma toalha branca estavam os santos. A casa era de Dona Felicinha... E foi ali, na rua de piçarra que Dona Felicinha e (acho que) Tia Biló dançaram a dança da Galinha Choca...

Depois, nunca mais vi e nem ouvi alguém se referir à dança da Galinha Choca. A conversa sempre rondou em quem dança o autentico marabaixo, se é ali ou acolá.

Calma. Agora temos a informação de que a Azebic é a única que mantém essa tradição, inclusive mantendo também os breques nos pés...

Aluízio para quem não sabe é o festeiro desse ano de 2009.
Ele é descendente da Família Congo.

A partir das 15 horas na Mendonça Furtado,Santa Rita. Vamos assistir a dança do autêntico Marabaixo e tomar Gengibirra.

Nenhum comentário: