sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Tambor de crioula




Dia Municipal do Tambor de Crioula será comemorado nesta sexta (6)
Serão 38 grupos se apresentarão em 24 pontos de São Luís.
Festa inicia às 15h, por meio do projeto “Rufô Tambô”.
Grupos de tambor de crioula se apresentam em São Luís nesta sexta-feira (6), pelos 401 anos da cidade. Grupos de tambor de crioula se apresentam em São Luís nesta sexta-feira (6), pelos 401 anos da cidade
O rufar dos tambores vai ecoar pelos quatro cantos da Ilha nesta sexta-feira (6) em homenagem ao Dia Municipal do Tambor de Crioula e também como parte da programação de aniversário dos 401 anos de São Luís. Serão 38 grupos de tambor de crioula, que farão apresentações em 24 pontos de São Luís.
A festa inicia às 15h, por meio do projeto “Rufô Tambô”, o qual inclui apresentações nas praças Nauro Machado, da Faustina, da Casa do Maranhão, João Lisboa, da Igreja do Carmo, Deodoro, Pantheon, do Desterro, do Catraieiro, Terminais de Integração, Terminal Rodoviário, Aeroporto, Beco Catarina Mina, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Capela São Benedito, Canto da Cultura, Fonte do Ribeirão e o Tambor dos Mestres na Praça Maria Aragão, a partir das 18h.
Na Praça Maria Aragão, o Tambor dos Mestres vai formar uma grande roda com 10 grupos, a partir das 19h. “É preciso desmitificar as ideias negativas que vêm do tambor de crioula por ele ser uma manifestação que tem como base a religião africana. Existe um preconceito que vem a partir da ignorância, do não conhecimento. Logo, a própria população de São Luís tem que reconhecer e abraçar esta manifestação, porque aqui é o berço do tambor de crioula”, disse Neto de Azile, coordenador geral do Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula.


 Saiba mai

O tambor de crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.
O evento tem como objetivo fazer com que a população conheça e reconheça a manifestação como patrimônio de São Luís e, por conseguinte, possa valorizá-lo enquanto contribuição do povo negro para a cultura do Brasil.
A data em comemoração ao tambor de crioula foi legitimada em maio de 2004, quando a Câmara Municipal de São Luís aprovou o projeto de lei nº 51/04, de autoria do então vereador Ivan Sarney (PMDB), que instituiu o dia 6 de setembro como sendo o Dia Municipal do Tambor de Crioula e de seus brincantes.
Após sua sanção, ocorrida no dia 21 de junho do mesmo ano, o projeto tornou-se lei de nº 4.349/04. O dia Municipal do Tambor de Crioula foi instituído com o propósito de incluir a data no calendário oficial dos eventos da cultura popular maranhense.

 ( Do G1  Maranhão,  São Luís)

Nenhum comentário: