quinta-feira, 23 de julho de 2009

Festa de São Tiago

Mazagão V elho uma comunidade com raízes afrodescentes, localizada a 70 km da capital: Mazagão Velho, está em festa desde o dia 16/07, é a comemoração em homenagem a São tiago.
É a maior festa Folk-religiosa do Estado do Amapá, que tem em seu ponto alto nos dias 24 e 25, um baile de máscaras e uma encenação da batalha a céu aberto. É uma teatralização atraves de uma cavalhada da luta entre mouros e cristãos.
Contam que são T iago foi um soldado que apareceu durante a batalha entre mouros e cristãos (Mazagão africana), defendendo os cristãos, os quais sairam vencedores, desde então, passou a ser cultuado como Santo heroi, padroeiro e protetor da comunidade e de todos os seus habitantes e descendentes...
Durante esse período, nem só de fé vivem os moradores, existe também um arraial com venda de comidas tipicas, bebidas, artesanato e muito som nas barracas. Além das brincadeiras peculiares das noites vividas entre a igreja e o local onde está armado o arraial...
Assim vive a comunidade de Mazagão Velho, localizada às margens do rio mutuacá, um rio de águas calmas, como a vida que corre nas ruas e travessas da comunidade, como também a hospitalidade com que seus habitantes demonstram quando da chegada de qualquer pessoa à comunidade para conhecer seus encantos e histórias.

Nenhum comentário: