quinta-feira, 19 de março de 2009

São José Padroeiro da Cidade de Macapá

Hoje, 19 de março é dia de São José, para quem já esqueceu, São José é o padroeiro da cidade de Macapá.

São José o carpinteiro, operário que sentia orgulho do seu avental de couro, é também padroeiro das profissões: carpinteiros, consertadores e marceneiros.

A festa começou no ano de 1761, com abenção e inauguração da nova igreja de São José. A festa foi tímida somente com uma missa solene e algumas comemorações noturnas.

A Igreja de São José

Quando fundaram a vila de Macapá em 1758, o Bispo Frei Miguel de Bulhões também criou a Paróquia com o nome de São José.

As plantas da Igreja foram traçadas pelo sargento-mor Manoel Pereira de Abreu e aprovadas pelo engenheiro Antonio José Landi. Já existem algumas modificações na estrutura do prédio, que foram realizadas após a chegada dos missionários do PIME (Pontifico Instituto das Missões Estrangeiras) em 1948.

A festa de São José antigamente

“.... no antigamente os homens se vestiam em trajes a rigor e as mulheres nos melhores vestidos, os pobres também se vestiam com roupagem nova para assistirem a missa solene no dia do padroeiro, 19 de março. A fortaleza de São José se enfeitava toda, para receber a gente macapaense, onde manifestava a sua tradição folclórica. A barraca do Santo Padroeiro era bem movimentada, com as noites sendo patrocinadas pelas autoridades, pessoas ricas e entidades filantrópicas, onde pude observar, ainda até os últimos anos da década dos anos 50, onde na antiga Praça da Matriz (diga-se hoje, Veiga Cabral) em redor das seculares mangueiras via-se amarrados gado, porcos, capoeiras de galinha e outros animais para serem leiloados para conseguir dinheiro, para organizar e patrocinar a festa do Santo esposo de Maria Santíssima. Agora tudo mudou, o que não mudou foi o Santo Padroeiro, que ainda continua com seu olhar de doçura a sustentar o Deus menino em seu nicho, segurando com a mão direita o viçoso ramo de lírio, que simboliza a sua estirpe real na tribo de Davi...” Estácio Vidal Picanço – Historiador - Texto publicado no Jornal Marco Zero de 19 a 29 de março de 1986.

Nenhum comentário: