segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

 

Natal da gente

 

Amanhã dia 30 de dezembro de 25, às dezenove horas, no espaço Caixa d’água do buritizal - bairro do buritizal, acontece o espetáculo teatral: Natal da gente.

Um texto de Sabrina Zahar, o qual discute, ou pelo menos, trás um alerta para a população humana sobre o natal. Este evento comemorado e consumido por muitos. Enquanto tantos outros, ficam à mercê desse acontecimento festivo, ficando com os olhos, barrigas expostas a solidão e a discriminação.

A Cia Oi Noiz Aki, companhia amapaense de artes cênicas, há vinte e sete anos na cena da cidade, vem com seu jeito irreverente de mostrar a arte, ou melhor, mostrar por meio das artes a situação humana no mundo, na sociedade. Trazendo um texto para ajudar no despertar das pessoas para que repense ou mesmo repense suas posições no/nesse espaço terra.

NATAL DA GENTE

Sinopse

Véspera de Natal chuvosa e hostil. A cidade celebra em seus lares, enquanto seus corredores de concreto escondem uma outra história. Maria, uma jovem grávida em desespero, e José, seu amigo protetor, são mais uma vez rejeitados pelo sistema.

 

Sem abrigo, sem esperança e com as dores do parto se intensificando, eles se veem à beira do abismo.

Na margem mais escura da rua, onde a sociedade só vê invisibilidade, surge um milagre humano.

  Estrela, travesti que carrega as cicatrizes da rejeição; Gabriel, menino de rua que guarda um pedaço de pão como tesouro e; Madalena, trabalhadora do sexo e mãe solo calejada pela vida. Unidos pela exclusão, eles formam um círculo improvável de proteção e amor.

 Em um cenário de abandono, cinco almas esquecidas descobrem que a verdadeira sagrada família não é a que nasce do sangue, mas a que se tece na solidariedade, na partilha do pouco e na coragem de cuidar do outro.

 Porque, às vezes, o Salvador não vem para os que têm tudo. Ele nasce entre os que não têm nada, mas oferecem tudo.

 

 Cia, Oi Noiz Aki

 

Elenco: Adriana Rodrigues, Luiz Rodrigues, Sabrina Zahara, Rafael Lobo e Jôsi Silva

Texto : Sabrina Zahara

Músicos: Paulo Bastos, Pedro Henrique e Rita Aguiar

 Direção e Preparação Vocal: Paulo Bastos

 Encenação: Claudio Silva  

Cenografia e Adereços: Josaphat Barbosa

 Sonoplastia: Claudio Silva

 Operação de Som: Mariano Natalino

 Iluminação: Sandro Conceição

 Figurinos e Maquiagem: Concepção e Execução Coletiva

 Produção Executiva: Central de Produção Colaborativa – CPC

  Direção Geral: Cia. Ói Nóiz Akí.

 

 

Nenhum comentário: