segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aniversario do Grupo Pilão


Naquela noite de verão 26 de setembro de 1975, no auditório da Rádio Difusora de Macapá – ZYE-2, três rapazes vindo dos movimentos católicos (Jesus de Nazaré/São Benedito), subiram ao palco do III festival amapaense da Canção. Até então, tudo bem, nada de espanto. Eis que surge, por detrás das cortinas, um pilão, surrado de tanto ter pilado em qualquer quintal do morro do sapo... Olhares atentos. Alguns balançaram a cabeça em sinal de reprovação de espanto, Era a expectativa de mais uma aprontação dos meninos do laguinho.

Inicia a musica. A letra é solta no palco, reverberada nas caixas de som colocadas em direção à rua Candido Mendes: “teu espaço é pouco para morrer/ tua sorte é grande para se plantar...” o ritmo é marcado pela mão de pilão, socando ao fundo do pilão. Aquele que serviu um dia para fazer paçoca, era agora peça de percussão... Tam...Tam...Tam. E o socador foi o Bi trindade. O titulo da música defendida foi Geofobia, de autoria de Fernando Canto e Jorge Monteiro. O grupo Pilão estava criado, formado em pleno festival da Canção: Fernando Canto, Bi Trindade e Juvenal Canto. Assim surgiu a primeira formação do grupo que sempre defendeu e valorizou as raízes amapaenses, ou melhor, amazônidas, através da suas obras musicais...

São 36 anos de muitas musicas e sons, construídos na estrada deste grupo musical, ao sabor de muitas marés e ventos do cabo norte. O grupo já passou por varias formações. Mas a que se mantém por mais tempo é a atual, vem desde 1996: Fernando Canto, Juvenal Canto, Eduardo Canto, Bi Trindade, Leonardo Trindade e Orivaldo Azevedo.

O pilão, continua socando paçoca cultural e procurando cachaça nos quintais sentimentais dos corações, embrutecidos ou não pela labuta do dia a dia, afirmando que: “... vem tempo pra roça florir e mandioca pra gente curtir/ao sol do amanhã, ao sol do amanhã...” Hoje é dia de alegria,Zé!

Nenhum comentário: