segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Simãozinho Sonhador, Best-Seler cantador



Um senhor aos seus setenta e sete anos de idade e muita historia ainda para contar, cantar, compor e rimar, assim vive há 15 anos em Macapá o senhor Simão Alves de Souza, pelas ruas da cidade vendendo suas poesias e contando histórias.
Na verdade, só o conhecem como Simãozinho Sonhador. Cujo sonho primeiro foi viver nos ares, pulando de um lado para o outro, em um trapézio, foi assim que começou a trabalhar na vida. Simãozinho foi trapezista até os seus 22 anos de idade, trabalhou no Circus Montenegro: “Naquele tempo não existia essa proteção que existe hoje, era nós lá em cima, e o povo aqui embaixo, até que eu despenquei lá de cima, de uns 7 metros de altura, junto com meu parceiro, ele morreu, eu me quebrei todo, mas tô aqui para contar a historia..”, diz.
Perguntei se foi a partir desse baque que ele começou a escrever seus versos rimados, chamados de literatura de cordel. Ele sorriu e disse que não, pois, quando trabalhava no circo já escrevia... Sua primeira obra publicada foi “Simãozinho Sonhador” daí veio o apelido, o nome literário. São 22 livros editados. A sua marca maior de vendagem foi com a obra “ABC da mulher”, foram vinte mil exemplares vendidos.

O Best-Seler

A marca de vendagem de uma obra geralmente fica entre mil a três mil exemplares. Isso quando o escritor e a sua obra já têm marca registrada no mercado, ou quando a editora consegue realizar uma boa campanha de marketing, e coloca a obra entre as mais vendidas. Para isso conta com uma equipe de especialistas na área de venda, onde eles fazem estudo de mercado, pesquisa, brife, utilizam todas as ferramentas necessárias para que o produto tenha boa aceitação.
Mas, com Simãozinho não. Ele não precisa e nunca precisou utilizar essas ferramentas para que sua obra pudesse ser bem aceita e ser bem vendida. Suas armas dentro do mercado são simplesmente a sua escrita (literatura de cordel) e suas pernas para andar pelas ruas da cidade. “eu saio de casa em casa, bato de porta em porta, assim vou vendendo. Também pelo telefone, já me ligaram até do Rio de Janeiro pedindo minha obra. Ai eu vendo”
Dessa forma, batendo de porta em porta, vendendo um aqui, outro acolá, o poeta atingiu a marca de vendagem de vinte mil exemplares do titulo “ABC da mulher.”
O livro ABC da mulher conta a historia de mulheres de A a X, se não existe uma com a inicial de uma letra do alfabeto, o poeta Simãozinho cria, inventa e mostra a cara dessa mulher.
A estratégia do poeta é a seguinte: ele manda imprimir uma quantia de mil exemplares e sai vendendo, quando esgota o estoque ele manda imprimir mais uma quantia e continua vendendo, assim não fica nenhum livro encalhado e nem devendo à gráfica.

Sua vida registrada

Hoje sua vida está registrada através de um documentário produzido aqui em Macapá, o qual foi vencedor do ultimo concurso DOCTV, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com GEA/Ap. O projeto vencedor foi votado e aprovado por uma comissão de cinco membros. O documentário conta a historia da vida de Simãozinho desde o Bacabal/Ma, São Luis, Olho d’água das Cunhãs. Foi nesse local que ele começou a escrever seus primeiros versos.

Sua nova obra é o “Caminho da Salvação” já vendeu dois mil exemplares

Falo para o mundo
O valor
Que tem a criança
Porque quando na infância
A vida é de santidade
A criança é inocente
Ela na tem vaidade
Ela tem um tesouro santo
No leito da eternidade
..............




Do livro Simãozinho Sonhador

Alerta Brasil, alerta
Com este historiador
Com seu livro de sonho
Esta obra de valor
O titulo do livro
É Simãozinho sonhador

Recebi do criador
Esta humilde inspiração
E dons que vem do alto
Onde alegrou meu coração
A escritura nos diz
Que sonho é uma visão
Pois o Deus de Abrão
Alertava os profetas
Por intermédio de sonho
.....................

Nenhum comentário: