terça-feira, 1 de julho de 2025

 

Poesias florescerão à noite

O poeta, escritor, professor e membro da Academia Amapaense de Letras, José Queiroz Pastana, lança nesta terça-feira, 1, seu livro de poesias, intitulado de Florescência. O lançamento será as 19h, na sala de conhecimento do Sebrae/Ap. É o seu quinto livro.

Sobre o novo livro, Manoel Bispo – que é poeta, artista plástico, professor, compositor e também membro da Academia Amapaense de Letras – teve o privilégio de ler os originais e nos diz:

“O livro de poemas, salvos as exceções, pode ser visto como uma caixinha de surpresas. Bom é que não vêm lacrados nem o livro nem a caixinha presumida.

Daí a liberdade suprema para verificar o quanto anda ou voa o eu-lírico do poeta, que num estalar de dedos leva o leitor à sua VOLTA À INFÂNCIA, numa viagem rápida de curta cinematográfica. A caixa ou o livro dão-nos, num álbum de recordações, os traços marcantes identificadores de José Pastana. Florescência dá título ao conjunto multifacetado da nova leva criativa, entregando-se a uma espécie de deslumbramento e romantismo, presente em maior parte de sua criação atual. Militante espontâneo e solidário da causa poética, se assim podemos nomear. No seu quinto livro autoral, expõem as emoções renovadas, os temas refletidos com novos arranjos e novos olhares resultantes da maturidade criadora natural. Uma centena de poemas testemunha o labor perspicaz que resulta num passar a limpo, não só as belezas do mundo, mas contestar os desvios de rotas e/ou conduta dos sentimentos que nos afligem ou deleitam. A poética de José Pastana é muitas vezes nua e crua, sem economizar passos e sem açucarar, o que não é para ser açucarado. É profundo e rasante; de vez em quando metafórico. Mormente fiel à sua visão de mundo, sem descurar do que chamaríamos seu estilo.

Canta sua cidade, cantando-lhe a cultura; festas, conflitos, religiosidade, injustiças sociais, com a mesma serenidade impetuosa com que trata o amor, o sexo e a paixão. Pastana consegue ser autor e personagem das suas invenções poéticas; contador e ouvinte das suas estórias e invencionices de morador de entre rios e florestas.”

SOBRE O AUTOR

O escritor, poeta e professor, José Queiroz Pastana, nasceu às margens do Igarapé do Paxicu, no Distrito de Fazendinha – estado do Amapá, em 27 de novembro de 1964. Filho de Albertino Pastana e Maria de Nazaré Queiroz Pastana. Casado com Rita de Jesus Pastana, dessa união nasceram três filhos, Vanessa, Andreza e Junior. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Letras e Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua.