quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Poetas do meio do mundo

Está tudo pronto. No próximo dia 4, às 19h no Teatro das Bacabeiras, será lançada a coletânea de poesias do grupo Uni-verso, que reúne 16 poetas do meio do mundo.
A organização é de Manoel Bispo e a coordenação de Alcinéa Cavalcante, Ricardo Pontes, José Pastana, Rostan Martins e Manoel Bispo – que fazem parte da diretoria do Uni-verso e também do Clube dos Poetas.
Eles dizem que a publicação é o ponto culminante de uma empreitada intelectual e artística que se pretende vitoriosa. E contam que sempre se perguntavam o que fazer para se chegar à edição da produção que estava engavetada. A resposta veio com os encontros de poetas e escritores nos eventos culturais que tornaram próximos os que estavam eqüidistantes, no desenho panorâmico da diversidade cultural que nos assemelha.
Da aproximação surgiram as idéias; das idéias, a ação. E assim nasceu o Projeto Samaúma da Literatura Amapaense – Poetas, contistas e cronistas do meio do mundo, que até o final do ano lançará quatro coletâneas: duas de poesias, uma de crônicas e uma de contos.
Os poetas contemplados na coletânea de poesias que será lançada dia 4 são personalidades que entre suas preocupações procuram externar seu amor pelas nossas coisas e, no uso da sensibilidade, nos dizem verdades e fantasias em versos decorrentes das suas visões de mundo. “A visão de mundo de cada poeta estabelece uma espécie de riqueza abstrata que se insinua na cor estilística e na forma definida dessa arte de encantar palavras”, diz Manoel Bispo.
O Projeto Samaúma tem o apoio da Confraria Tucuju e do Governo do Amapá.


Os Poetas que participam desta primeira coletânea:
Alcinéa CavalcanteCarla NobreFernando CantoHerbert EmanuelJô MassamJoão BarbosaJonas DiegoJosé PastanaManoel BispoMauro GuilhermeObdias AraújoOsvaldo SimõesPaulo TarsoRicardo PontesRostan MartinsSânzia Fernandes
Por Alcineá Cavalcanti

domingo, 11 de outubro de 2009

Círio de Nazaré

Hoje é o dia da Rainha da Amazônia! É o dia do Círio de Nazaré. Para nós Amazônidas é o momento de renovação, quando entregamos nossas dores e felicidades a nossa Mãe Santíssima, para que nos sejam devolvidos em forma de carinho e conselhos para que nosso caminhar sincero na fé seja repleto de fraternidade e amor...