domingo, 30 de agosto de 2009

CRISTAL PROMETE SURPRESA


Baseado em seu aproveitamento excelente fora de casa, que o time Cristal acredita na sua vitória frente ao São Raimundo (Pantera), neste domingo 30/08 em Santarém.
Em quatro partidas disputadas longe do Estádio Glicério Marques, o alvirubro conseguiu 83% de aproveitamento, foram quatro vitórias e um empate. Uma delas foi contra o próprio Pantera, por 1 a 0, no estádio Barbalhão na primeira fase da competição.
É hoje em Santarém/Pa .
SÃO RAIMUNDO X CRISTAL
Local: Estádio Barbalhão
Horário: 17 horas
Árbitro: Jânio Pires Gonçalves (Tocantins)
Assistentes: Antonio Francisco e Edilson Frazão (Tocantins). Regra: Fernando José

sábado, 29 de agosto de 2009

Amazônia em regeneração

· Agência Estado:

Cerca de 20% das áreas desmatadas na Amazônia possuem florestas em regeneração, segundo um levantamento feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É a primeira vez que essas matas secundárias – também chamadas capoeiras – são mapeadas em detalhe, com base em imagens de satélite.
Os resultados já estão prontos para os Estados de Mato Grosso, Pará e Amapá, que juntos têm uma média de 19,5% de áreas desmatadas em regeneração.
Os demais Estados serão mapeados até o fim do ano, segundo o pesquisador Cláudio Almeida, chefe do recém-criado Centro Regional da Amazônia (CRA) do Inpe, que será oficialmente inaugurado hoje, em Belém, no Pará.
“É improvável que essa média varie muito. Deve permanecer nessa ordem de grandeza”, disse.
Os dados confirmam uma estimativa inicial que ele havia feito para toda a região amazônica no ano passado, com base em uma amostra de imagens de 2006. Desta vez, foram utilizadas imagens de 2007, quando o desmatamento acumulado na Amazônia era de 700 mil quilômetros quadrados.
Vistas do solo, podem até parecer uma floresta nativa, com árvores grandes. Porém, vários estudos relatam que as capoeiras dificilmente recuperam a biodiversidade das florestas primárias que foram derrubadas. São tipicamente formadas por menos espécies, tanto de flora quanto de fauna, e têm menos biomassa – o que significa, também, menos carbono.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aldeia SESC Povos da Floresta

IV Aldeia
A Poética do AtorCia Teatral Nill Amaral – MSA partir de 15 anos24 e 25 de AgostoTeatro Porão-SESC14h às 18h2008 horas
UEAP
18h – Literatura - Haicagem – Uma Pedagogia da sensibilidade (oficina)

Polo: Tradição
Local: Itinerância pelas Escolas Públicas (agendamento 3241-4440, ramal 257)
Grupo Raízes do Bolão (Curiaú), período de 24 a 28 de agosto – manhã e tarde

Seminário “O SESC na dinâmica cultural do país”
Palestrantes: Danilo Santos – Diretor Regional do SESC SP, especialista em ação cultural e Herbert Emanuel – poeta e filósofo. Dia 28 de agosto, às 18h no auditório do SEBRAE. Inscrições antecipadas e limitadas na secretaria da Aldeia (SESC Araxá), UEAP e Teatro das Bacabeiras (noite).

Dia 25/08 (terça)
Teatro das Bacabeiras
20h - Eu ando, tu andas...Eles observam – CE
21h - Tempo – Grupo Teatral Al Tempos – PB
Teatro Infantil – SESC Araxá
10h - Os magníficos - Trupe show de animação - AP
15h - Açaigool - Grupo Bando de Teatro - AP

SESC Centro
21h - Amado Amâncio e Julia Medeiros

UEAP
18h – Literatura - Haicagem – Uma Pedagogia da sensibilidade (oficina)

Contato:
ASCOM - Assessoria de Comunicação e Marketing
(0xx96) 3241-4440 - Ramal 235
(0xx96) 9112-1145

Empresários reunidos

Nesta terça-feira, 25, das 8h às 12h, o Sebrae reúne empresários do setor do turismo para elaboração de um programa para lançar pacotes turísticos que atende as empresas que atuam em Macapá.
Segundo a gestora do Projeto Estruturante do Turismo da Amazônia Brasileira e técnica do Sebrae, Nira Brito, na oportunidade as empresas de turismo realizam Brainstorm dos produtos (eventos, pesca, carnaval) em baixa temporada no Estado. “O setor está desfrutando de uma grande oportunidade de construir um programa orientado pelo consultor de turismo Mario Petrocchi”, disse.
Fonte: SEBRAE
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Resto de serenata

.........
Deixa que meu riso
Espante
Este meu jeito
Errante
De te amar...
Deixa que meu grito
Distante
Encante teu coração
Na beira do igarapé... (O.S)
...................

Coisa de amigo

Será que pode ?
Já tem um puxa... anunciando que o ex deputado (o último cassado), terá guarida do atual prefeito, do qual receberá um cargo municipal. Acontece que esquece o “Puxa”, o seu padrinho ex-deputado, também está inelegível. Ah! Ia esquecendo, olhe um pouco lá atrás, veja quando ele (dep) foi servidor publico federal, e veja porque foi demitido à bem do serviço público...

sábado, 22 de agosto de 2009

O dia do Folclore

Hoje é o Dia Nacional do Folclore. O dia foi instituído por decreto, em 1965, assinado pelo Presidente da República Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.
No mundo
A data específica para homenagear as manifestações folclóricas é de 1846, quando a revista The Atheneun publicou em Londres, na Inglaterra, artigo do arqueólogo Willian John Thoms, sob o pseudônimo de Ambrose Merton, criando a palavra Folk - lore, oriunda das expressões "folk", que significa povo, e "lore", saber. A idéia era criar uma palavra que definisse "as antiguidades literárias, a literatura popular, os estudos dos usos, costumes, cerimônias, crenças, romances, refrões, superstições." Em nossa língua portuguesa (Brasil) acabou virando Folclore - o estudo do saber popular.
Desculpem o horário da minha postagem, é que somente agora consegui essa tal de internet...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Abertura da IV Aldeia SESC Povos da Floresta

Acontece hoje às 18 horas a abertura da IV Aldeia SESC Povos da Floresta, evento cultural promovido pelo Serviço Social do Comércio – Departamento Regional no Amapá- para oportunizar acesso a população amapaense aos segmentos artísticos como teatro, dança, música, palestras, oficinas e seminário.
Serão 08 dias intensos de cultura, de 21 a 28/08 - manhã, tarde e noite, nos seguintes locais: Teatro das Bacabeiras ( Rua Cândido Mendes), SESC Araxá, SESC Centro (Padre Julio c/ Gal. Rondon), UEAP (Presidente Vargas c/Gal. Rondon), o seminário acontecerá no dia 28/08 no auditório do SEBRAE (Av. Ernestino Borges).
Os espetáculos teatrais infantis acontecerão de 23 a 28 no SESC Araxá (entrada franca); os espetáculos teatrais e de dança para adultos acontecerão de 21 a 28, a partir das 20h no Teatro das Bacabeiras (R$3,00 por noite); música ao vivo de 22 a 28 no SESC Centro (entrada franca), oficinas no SESC Araxá e UEAP – R$5,00 cada e seminário “O SESC na dinâmica cultural do país” (inscrições a partir do dia 24/08 na Secretaria da Aldeia – SESC Araxá).
As apresentações e palestras serão de grupos e artistas locais e do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Amazonas, Piauí, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Vale a pena participar. O evento é nosso!

Programação Dia 21/08 – sexta no Teatro das Bacabeiras
18h – Cortejo (reunião de todos os artistas que participarão da Aldeia, exceto dos grupos de fora que ainda não estão em Macapá)
Saída: Praça do Forte / Chegada: Teatro das Bacabeiras
19h15 – Estátuas Vivas Pietá – AP - Hall do Teatro
19h30 - CERIMONIAL DE ABERTURA
20h - Que palhaçada é essa? Cia de arte Sem Censura – AP
21h - A rainha do Rádio - Cia Dramas e Comédias – PI

Dia 22/08 – sábado – Teatro das Bacabeiras e SESC Centro
20h - A peleja do amor no coração de Severino de Mossoró - Grupo O Pessoal do Tará (RN)
21h40 - Balada de um palhaço - Grupo Arte e Fatos (GO)
21h – SESC Centro - Música ao Vivo com Vicente Moura e trio

Dia 23/08 – domingo – SESC Araxá
15h - Coração de Menino - Grupo: Os Tawera - TO

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Despedida de Marina

Carta

Brasília, 19 de agosto de 2009

Caro companheiro Ricardo Berzoini,

"Tornou-se pública nas últimas semanas, tendo sido objeto de conversa fraterna entre nós, a reflexão política em que me encontro há algum tempo e que passou a exigir de mim definições, diante do convite do Partido Verde para uma construção programática capaz de apresentar ao Brasil um projeto nacional que expresse os conhecimentos, experiências e propostas voltadas para um modelo de desenvolvimento em cujo cerne esteja a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
O que antes era tratado em pequeno círculo de familiares, amigos e companheiros de trajetória política, foi muito ampliado pelo diálogo com lideranças e militantes do Partido dos Trabalhadores, a cujos argumentos e questionamentos me expus com lealdade e atenção. Não foi para mim um processo fácil. Ao contrário, foi intenso, profundamente marcado pela emoção e pela vinda à tona de cada momento significativo de uma trajetória de quase trinta anos, na qual ajudei a construir o sonho de um Brasil democrático, com justiça e inclusão social, com indubitáveis avanços materializados na eleição do Presidente Lula, em 2002.
Hoje lhe comunico minha decisão de deixar o Partido dos Trabalhadores. É uma decisão que exigiu de mim coragem para sair daquela que foi até agora a minha casa política e pela qual tenho tanto respeito, mas estou certa de que o faço numa inflexão necessária à coerência com o que acredito ser necessário alcançar como novo patamar de conquistas para os brasileiros e para a humanidade. Tenho certeza de que enfrentarei muitas dificuldades, mas a busca do novo, mesmo quando cercada de cuidados para não desconstituir os avanços a duras penas alcançados, nunca é isenta de riscos.
Tenho a firme convicção de que essa decisão vai ao encontro do pensamento de milhares de pessoas no Brasil e no mundo, que há muitas décadas apontam objetivamente os equívocos da concepção do desenvolvimento centrada no crescimento material a qualquer custo, com ganhos exacerbados para poucos e resultados perversos para a maioria, ao custo, principalmente para os mais pobres, da destruição de recursos naturais e da qualidade de vida.
Tive a honra de ser ministra do Meio Ambiente do governo Lula e participei de importantes conquistas, das quais poderia citar, a título de exemplo, a queda do desmatamento na Amazônia, a estruturação e fortalecimento do sistema de licenciamento ambiental, a criação de 24 milhões de hectares de unidades de conservação federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Serviço Florestal Brasileiro. Entendo, porém, que faltaram condições políticas para avançar no campo da visão estratégica, ou seja, de fazer a questão ambiental alojar-se no coração do governo e do conjunto das políticas públicas.
É evidente que a resistência a essa mudança de enfoque não é exclusiva de governos. Ela está presente nos partidos políticos em geral e em vários setores da sociedade, que reagem a sair de suas práticas insustentáveis e pressionam as estruturas públicas para mantê-las.
Uma parte das pessoas com quem dialoguei nas últimas semanas perguntou-me por que não continuar fazendo esse embate dentro do PT. E chego à conclusão de que, após 30 anos de luta socioambiental no Brasil – com importantes experiências em curso, que deveriam ganhar escala nacional, provindas de governos locais e estaduais, agências federais, academia, movimentos sociais, empresas, comunidades locais e as organizações não-governamentais – é o momento não mais de continuar fazendo o embate para convencer o partido político do qual fiz parte por quase trinta anos, mas sim o do encontro com os diferentes setores da sociedade dispostos a se assumir, inteira e claramente, como agentes da luta por um Brasil justo e sustentável, a fazer prosperar a mudança de valores e paradigmas que sinalizará um novo padrão de desenvolvimento para o País. Assim como vem sendo feito pelo próprio Partido dos Trabalhadores, desde sua origem, no que diz respeito à defesa da democracia com participação popular, da justiça social e dos direitos humanos.
Finalmente, agradeço a forma acolhedora e respeitosa com que me ouviu, estendendo a mesma gratidão a todos os militantes e dirigentes com quem dialoguei nesse período, particularmente a Aloizio Mercadante e a meus companheiros da bancada do Senado, que sempre me acolheram em todos esses momentos. E, de modo muito especial, quero me referir aos companheiros do Acre, de quem não me despedi, porque acredito firmemente que temos uma parceria indestrutível, acima de filiações partidárias. Não fiz nenhum movimento para que outros me acompanhassem na saída do PT, respeitando o espaço de exercício da cidadania política de cada militante. Não estou negando os imprescindíveis frutos das searas já plantadas, estou apenas me dispondo a continuar as semeaduras em outras searas.
Que Deus continue abençoando e guardando nossos caminhos.
Saudações fraternas,
Marina Silva”
(Carta da senadora Marina Silva, que saiu do PT ontem e se filia ao PV no próximo dia 30, em São Paulo, perante o Conselho Nacional).

Agora foi para valer

A Marina morena
Marina
se zangou
Se atacou
Se mudou ,
Em definitivo do PT se mandou....

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dia do Artista de Teatro - 19 de Agosto

Hoje é comemorado o Dia do Artista de Teatro no Brasil. A data ainda não é muito conhecida, mas o que importa é que, a cada dia, mais e mais pessoas se dedicam a essa arte. Mas quem é o artista de Teatro? É aquele que cria, que dirige, que escreve o roteiro, que monta a iluminação, que pensa na trilha sonora, enfim, são todos os seres que fazem o espetáculo acontecer. Parabéns a todos..

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aos 91 anos, morre a musa do Maestro



Morreu hoje, aos 91 anos, em Santa Catarina, onde residia na casa de duas de suas filhas, Rosilda Malheiros da Fonseca, viúva de Wilson Fonseca, o maestro Isoca.
Ele a denominava como “a minha musa”.
Rosilda, que nasceu no dia 20 de fevereiro, morava há anos em Florianópolis, com as filhas Maria das Dores e Maria da Conceição Fonseca.
Postado no blog do Jeso Carneiro




Um lugarzinho pra voce (para Rosilda Malheiros da Fonseca)
Letra e Música: Wilson Fonseca (1936)
Procurei uma forma original
que eternizasse o nosso amore
encontrei uma idéia genial:viveremos com Nosso Senhor!
Um lugarzinho pra você
eu vou guardar, minha flor,
lá no paraíso- quero que Jesus proteja o nosso amor!…
Quando no céu você chegar,
de certo estarei sozinho.
Procure pousar
juntinho a mim- Preparei nosso ninho!
Postado no blog do Jeso Carneiro

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Simãozinho Sonhador, Best-Seler cantador



Um senhor aos seus setenta e sete anos de idade e muita historia ainda para contar, cantar, compor e rimar, assim vive há 15 anos em Macapá o senhor Simão Alves de Souza, pelas ruas da cidade vendendo suas poesias e contando histórias.
Na verdade, só o conhecem como Simãozinho Sonhador. Cujo sonho primeiro foi viver nos ares, pulando de um lado para o outro, em um trapézio, foi assim que começou a trabalhar na vida. Simãozinho foi trapezista até os seus 22 anos de idade, trabalhou no Circus Montenegro: “Naquele tempo não existia essa proteção que existe hoje, era nós lá em cima, e o povo aqui embaixo, até que eu despenquei lá de cima, de uns 7 metros de altura, junto com meu parceiro, ele morreu, eu me quebrei todo, mas tô aqui para contar a historia..”, diz.
Perguntei se foi a partir desse baque que ele começou a escrever seus versos rimados, chamados de literatura de cordel. Ele sorriu e disse que não, pois, quando trabalhava no circo já escrevia... Sua primeira obra publicada foi “Simãozinho Sonhador” daí veio o apelido, o nome literário. São 22 livros editados. A sua marca maior de vendagem foi com a obra “ABC da mulher”, foram vinte mil exemplares vendidos.

O Best-Seler

A marca de vendagem de uma obra geralmente fica entre mil a três mil exemplares. Isso quando o escritor e a sua obra já têm marca registrada no mercado, ou quando a editora consegue realizar uma boa campanha de marketing, e coloca a obra entre as mais vendidas. Para isso conta com uma equipe de especialistas na área de venda, onde eles fazem estudo de mercado, pesquisa, brife, utilizam todas as ferramentas necessárias para que o produto tenha boa aceitação.
Mas, com Simãozinho não. Ele não precisa e nunca precisou utilizar essas ferramentas para que sua obra pudesse ser bem aceita e ser bem vendida. Suas armas dentro do mercado são simplesmente a sua escrita (literatura de cordel) e suas pernas para andar pelas ruas da cidade. “eu saio de casa em casa, bato de porta em porta, assim vou vendendo. Também pelo telefone, já me ligaram até do Rio de Janeiro pedindo minha obra. Ai eu vendo”
Dessa forma, batendo de porta em porta, vendendo um aqui, outro acolá, o poeta atingiu a marca de vendagem de vinte mil exemplares do titulo “ABC da mulher.”
O livro ABC da mulher conta a historia de mulheres de A a X, se não existe uma com a inicial de uma letra do alfabeto, o poeta Simãozinho cria, inventa e mostra a cara dessa mulher.
A estratégia do poeta é a seguinte: ele manda imprimir uma quantia de mil exemplares e sai vendendo, quando esgota o estoque ele manda imprimir mais uma quantia e continua vendendo, assim não fica nenhum livro encalhado e nem devendo à gráfica.

Sua vida registrada

Hoje sua vida está registrada através de um documentário produzido aqui em Macapá, o qual foi vencedor do ultimo concurso DOCTV, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com GEA/Ap. O projeto vencedor foi votado e aprovado por uma comissão de cinco membros. O documentário conta a historia da vida de Simãozinho desde o Bacabal/Ma, São Luis, Olho d’água das Cunhãs. Foi nesse local que ele começou a escrever seus primeiros versos.

Sua nova obra é o “Caminho da Salvação” já vendeu dois mil exemplares

Falo para o mundo
O valor
Que tem a criança
Porque quando na infância
A vida é de santidade
A criança é inocente
Ela na tem vaidade
Ela tem um tesouro santo
No leito da eternidade
..............




Do livro Simãozinho Sonhador

Alerta Brasil, alerta
Com este historiador
Com seu livro de sonho
Esta obra de valor
O titulo do livro
É Simãozinho sonhador

Recebi do criador
Esta humilde inspiração
E dons que vem do alto
Onde alegrou meu coração
A escritura nos diz
Que sonho é uma visão
Pois o Deus de Abrão
Alertava os profetas
Por intermédio de sonho
.....................