segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mazagão, migração de um mito


Assim será o titulo do documentário que foi produzido durante as festividade em homenagem à São Tiago em 2009, dentro da comunidade de Mazagão Velho, com apoio do Governo do Amapá(GEA) e do Instituto de Cinema e do Audiovisual (ICA)
A proposta documental é fazer a viagem, ou seja , a vinda dos mazaganitas desde Marrocos, passando por Belém e vindo aportar na “Mazagão Amazônica”. Aqui em Macapá as filmagens começaram no dia 12 e 15/07 quando da procissão realizada na cidade.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Festa de São Tiago

Mazagão Velho
O ponto mais importante da festa é a teatralização da história, encenada pelos próprios membros da comunidade.No dia 24:
- às 15 horas os emissários dos Mouros entregam presentes envenenados às autoridades cristãs.
- às 20 horas ladainha.
- às 21 horas começa o “Baile de Máscaras”, efetuado pelos Mouros em regozijo à vitória que pensavam ter alcançado por causa dos presentes envenenados que enviaram aos chefes cristãos.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Festa de São Tiago

Mazagão V elho uma comunidade com raízes afrodescentes, localizada a 70 km da capital: Mazagão Velho, está em festa desde o dia 16/07, é a comemoração em homenagem a São tiago.
É a maior festa Folk-religiosa do Estado do Amapá, que tem em seu ponto alto nos dias 24 e 25, um baile de máscaras e uma encenação da batalha a céu aberto. É uma teatralização atraves de uma cavalhada da luta entre mouros e cristãos.
Contam que são T iago foi um soldado que apareceu durante a batalha entre mouros e cristãos (Mazagão africana), defendendo os cristãos, os quais sairam vencedores, desde então, passou a ser cultuado como Santo heroi, padroeiro e protetor da comunidade e de todos os seus habitantes e descendentes...
Durante esse período, nem só de fé vivem os moradores, existe também um arraial com venda de comidas tipicas, bebidas, artesanato e muito som nas barracas. Além das brincadeiras peculiares das noites vividas entre a igreja e o local onde está armado o arraial...
Assim vive a comunidade de Mazagão Velho, localizada às margens do rio mutuacá, um rio de águas calmas, como a vida que corre nas ruas e travessas da comunidade, como também a hospitalidade com que seus habitantes demonstram quando da chegada de qualquer pessoa à comunidade para conhecer seus encantos e histórias.

Nonato, um Homem Leal ao violão!

Hoje completa 82 anos de vida -2009

Desde os oito anos de idade que aprendeu a tocar e a sentir o amor pelo instrumento violão, desde lá nunca mais parou, nunca mais se distanciou do instrumento. O violão é seu companheiro, amigo e parceiro. A influência vem de seu pai. Que era musico e lhe ensinou os primeiros acordes, os sons e a mágica das cordas. Nonato, ou professor Nonato leal, nasceu no dia 23 de julho de 1927, na Vigia de Nazaré, ou simplesmente Vigia, aquele município do Pará onde a gurijuba e saboreada assim como as bandas musicais. E foi nesse convívio que viveu até aos 18 anos de idade quando se mudou em direção a cidade grande Belém do para, mas, não foi simplesmente uma saída, ele foi em busca do que já tinha decidido para si: ser um instrumentista.
Hoje tocar com maestria um violão, para isso aportou em Belém, onde recebeu as orientações do professor Bevilaquê, um dos grandes mestre na arte de manusear as cordas.
De Belém nonato foi até ao Rio de Janeiro e se apresentou na Radio Nacional, onde era o lugar dos grandes artistas brasileiros., e foi por lá em um concurso, cujo tema era tocar musica do grande violonista Brasileiro Dilermando Reis.
Nonato executou a obra do grande mestre e saiu vencedor, ficou em primeiro lugar. Mas não agüentou muito tempo longe do cheiro do norte e arrumou as malas e desceu em direção a sua Belém do Para, onde recebeu um convite para conhecer a nova capita l do Território Federal Macapá. Veio, viu, gostou e ficou. Hoje faz 57 anos que por aqui vive sempre tocando e ensinando o seu instrumento: Violão.
Parabéns! Professor Nonato Leal.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Estou de volta

Peço desculpas a quem passou pelo blog durante a ausência de postagens, é que andei meio ocupado, alias, meio não, inteiro. Mas, graças à permissão de Deus e de Meishu Sama, estou de volta com tudo resolvido.
_______________________________