sábado, 13 de junho de 2009

hoje é dia de Santo Antonio


Santo Antonio nasceu em Lisboa, Portugal, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo em 15 de agosto de 1195. Morreu dia 13 de junho de 1231. Frei Antônio tinha apenas 36 anos de idade.
O povo brasileiro, assim como o português, inclui nas virtudes do santo que se festeja a 13 de junho, a de milagroso casamenteiro.
Haverá quem diga que descobrir um noivo arisco é atribuição do advogado das causas perdidas. E Santo Antônio é, também, como se sabe o advogado das coisas inencontráveis.
Em Minas, corre de boca em boca uma lenda que, certamente, tem contribuído muito para que se alastre entre os montanheses a crença nos méritos de Santo Antônio de Lisboa, ou de Pádua, como providencial casamenteiro.
Conta-se que uma jovem muito linda, mas cansada de esperar por um noivo que não chegava, já desesperançosa de encontrar marido, se apegou com Santo Antônio. Foi ao santeiro da cidade, adquiriu uma imagem daquele pio varão que no século chamou-se Fernando de Bulhão, fê-la benzer, colocou-a
no oratório e ali lhe levava, todos os dias, o seu fervoroso responso, as flores que colhia no jardim e o vintenzinho de promessa.
Mas, passaram-se semanas, meses, anos… e nada.
O noivo não aparecia, nem se falava na redondeza que algum mancebo ou mesmo, à falta de outro, algum velhote ricaço se tivesse por ela inclinado. Certa vez, depois de consultar o espelho e ter descoberto prenúncios de pés de galinha, se pôs a lamentar da ingratidão do santo, chegando mesmo a ser repreendida pela progenitora. E, desapontada pelo poder miraculoso do taumaturgo, toma a imagem e, no auge do desespero, atira-a pela janela a fora.
Passava na rua, naquele momento, um jovem cavaleiro que a recebe, em cheio, sobre a cabeça. Apanha-a, intacta e sobe a escada do sobrado, de uma de cujas janelas partira a imagem. Vem recebê-lo, por notável coincidência, a formosa e geniosa donzela. Apaixona-se por ela o cavaleiro e, tempos após, acabam casando, naturalmente por milagre do santo.
Depois dessa estória, o santeiro da cidade não mais teve mãos a medir…
Fonte:(Lindolfo Gomes.Contos populares.1918,) Extraído do site JANGADABRASIL.com.br

Adivinhação

Quantas facas na madrugada
enterradas estarão
no tronco da bananeira

De manhã
algumas serão retiradas...

E depois,
Quantas mulheres estarão casadas?
(Osvaldo Simões Filho)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Cantiga de um amor guardado



se olhares em meu redor
logo descobriras
algo guardado
dentro do peito
não insistindo
em sinal de respeito

se olhares bem de perto
verás o aroma selado
para a noite do encontro...

por isso,
por enquanto madrigais canto
acompanhado em sanfona
para que dances
a noite inteira, rodopiando,
requebrando teu corpo
repleto de paixão e desejos
em volta da fogueira...

canto à ti
para que as estrelas
do fogo queimando
no peito velha madeira,
desperte em teu corpo
curiosidades para um olhar
faiscando de saudades presente

canto para que deixes
eu passar de fogueira
em teu coração
selando compromissos
fazendo adivinhação
nestas noites
deste mês dos encontros
nas festas juninas

então, vem escutar
entre o sabor de guloseimas
e o que tenho para te declarar,
mas vem depressa
que o tempo pode terminar.
a chuva pode alagar
os caminhos que podes passar.
vem e escuta sem pressa
a cantiga que ainda guardo para te ofertar... (Osvaldo Simoes Filho)

Hoje 12 de junho é dia dos namorados

Para algumas pessoas, somente neste dia, é que se comemora o dia dos namorados. Para outros, nenhum dia merece a comemoração. Mas, existem aqueles que comemoram todos os dias...
Existem vários tipos de namoros, aqueles agarradinhos, declarados, escondidos, ocultados, bem próximos e outros bem distantes...
Quer dizer, alguns namoram lado a lado, outros namoram à distância. Existem aqueles que somente um lado (homem ou mulher) é que namora, e ainda pede para que não digam ao outro da sua paixão, do seu namoro, para que não acabem com seus sonhos.
Também existem aqueles que se queixam dos seus desejos, das suas paixões a outras pessoas para que a leve o queixume a pessoa desejada.
Existe ainda aqueles que passam por babaca, palhaço. Pois, ao verem sua amada/amado com outro (a) sofrem criticas de pessoas incessíveis que ao invés de acalantar, fazem mesmo é avacalhar com o sentimento do outro.
E ainda, existem aqueles amores que, mesmo não sendo correspondidos, são adorados idolatrado, defendidos, protegidos...
Mesmo em qualquer situação. Salve! os amantes. Os namorados escondidos ou declarados. Neste dia o que vale é amar. Por isso, tem que se beijar em qualquer lugar. Só não vale beijar por beijar... Parabéns às minhas namoradas: Socorro, Dayme, Valda, Luandara, Alice, Juliana, Luiza, Sofia, Adnice, Rô, Elcy, Cristina, Lourdes... __________________________

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Exposição Olhar Ecológico

Meio Ambiente visto pelas lentes fotográficas

Acadêmicos do 6º semestre de jornalismo/SEAMA
realizam a 2ª edição da exposição Olhar Ecológico

Temas. “Aturiá: a força das águas”, “Micro-mundo: cores e mimetismo”, “Precariedade sobre a água: as ressacas de Santana”, “Latas: bom negócio ou necessidade?” e “Lixo hospitalar: riscos e procedimentos”

A exposição será aberta hoje dia 10 de junho, às 19h e vai até o dia 20, no SESC Centro, na Avenida Padre Julio.
“Mesmo estando no meio da Amazônia Legal, os amapaenses ainda não tem o costume de se preocupar com o meio ambiente e assim, como os que não fazem parte desse universo, estereotipam a vida ribeirinha, por isso a necessidade de levar através da fotografia essa visão mais abrangente da situação ecológica de hoje”, comenta a professora Jacinta Carvalho.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tarde de espera

Enquanto te espero
A tarde custa a passar
Por este lugar

Enquanto te espero
Teus lábios singelos
Se esticam em direção
A minha posição
Sentado no sofá
De lábios ressacados de saudades.

(Osvaldo Simões Filho)

domingo, 7 de junho de 2009

Inicio da quadra junina

Acabei de tomar uma cuia de mingau de milho. Senti o cheiro da infância e viajei dançando quadrilha no grupo escolar ou no grupo de jovens engajados de São Benedito ou do Grêmio Jesus de Nazaré...
Amanhã vou sair atrás dos cordões de pássaros, saber aonde irão se apresentar. Os cordões na verdade, estão vindos de outros municípios, como o da “Onça” de Mazagão e o da “Marrequinha” do Amapá.
Não interessa de onde vem, o que importa é sentir o sabor da quadra junina com cheiro de pólvora no ar, cheiro adocicado saindo das cozinhas. Ah! O que dói mesmo é não poder construir ou assistir o queimar das fogueiras e passar fogueira pra se tornar compadre... vale, vale mesmo se deixar envolver nesse clima de festa junina...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Forró Tiradentes

A Escola Estadual Tiradentes, sexta-feira dia 05, realiza o seu Forrozão. O objetivo é a integração Escola/Comunidade.
Atração será apresentação de quadrilhas juninas e comidas típicas da época junina: vatapá, tacacá, maniçoba, mingau de milho...
É o inicio da quadra junina.
local será a quadra da Escola Tiradentes ( Avenida FAB, s/n – Santa Rita).
Entrada: R$ 3,00

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Belém perdeu

Walter Bandeira que partiu ontem á tarde para nunca mais voltar... As mangueiras da Praça da Republica sentirão a falta do andar meio dançado, das mãos balançando sem parar, da voz bem postada cantando as canções da cidade, do Pará.
Walter partiu na tarde de ontem dia 02 de junho mês de festa junina.
O corpo de Walter está sendo velado no Teatro Experimental Waldemar Henrique localizado na Pça da Republica.
O enterro acontece hoje às 10 horas da manhã no cemitério de Santa Izabel, Avenida José Bonifacio.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Acordei

Com um gosto de gengibirra na boca e uma dor no peito. A gengibirra da noite passada em roda de marabaixo, e a dor no peito por ter acreditado, quer dizer, por ter acreditado nos outros , de que Belém a capital do Estado do Pará seria uma das sede da copa de 2014. “E o que tu tens com isso tucuju?”
Ora, ora. Nós temos aqui o amigo do Teixeira, dono da CBF. Lucraríamos sim, alguma coisa. Lembram da Copa America?