sábado, 25 de abril de 2009

Culto de Gratidão

Será realizado amanhã dia 26/04, às nove horas da manhã o culto mensal de Gratidão, no Johrei do Jardim Felicidade. O Johrei do Jardim Felicidade fica localizado na Av, Jeribá de Almeida Azevedo, nº490
Sem rodeios
(Osvaldo Simões Fº)

quero um beijo
ela diz que da arrepio
um abraço
ela teme o cio

tento fazer canção
mas ela desconhece paixão...

falo de poesia,
ela presta atenção
no olhar da freguesia

proponho fazer um filho
ela o copo apruma
e no chão se aria

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sesc realiza ação social na comunidade Santa Clara

O Sesc realizará sábado, 25/04, das 08h às 14h, uma Ação Social na comunidade Santa Clara, no bairro Zerão. Os serviços oferecidos serão os seguintes:
- Agendamento de consulta oftalmológica (50 vagas – ótica Diniz);
- Vacinação;
- Atendimento Odontológico (Unidade OdontoSESC – 40 vagas);
- Aplicação de flúor para crianças até 12 anos;
- Fonoaudiologia (vagas limitadas);
- Clínico Geral (vagas limitadas);
- Emissão de Documento de Identidade;
- Orientação sobre direito dos idosos;
- Orientações sobre direito das mulheres;
- Verificação de pressão arterial;
- Massoterapia;
- Oficina de artes plásticas;
- BiblioSESC;
- Sessões de cinema;
- Apresentação teatral (educativa sobre higiene bucal);
- SESCiência
;- Orientações de educação em saúde;
- Jogos e brincadeiras recreativa
- Oficina de geléia e compotas(MesaBrasil)

A comunidade Santa Clara fica no bairro Zerão Endereço: Avenida Raimundo Vicente nº 1840 – próximo a arena Manuel Garrincha (2ª arena do Zerão)
Contato: 9907-9737 ou 3241-4440, ramal 239.
Ascom SESC
Dedicação

Hoje é dia dedicar na Igreja Messiânica do Brasil. Lá estarei das 12 hortas. Depois das 16 horas estarei na roda de poesias da biblioteca. Até lá!
Hoje tem sarau

Às 17 horas de hoje 24/04, na biblioteca publica Elcy Lacerda, acontece o lançamento de um trabalho poético do Poeta Paraense Rui do Carmo e em seguida uma roda de Poesias.
Vários poetas estarão mostrando seus trabalhos durante o evento.
Reunião de Prefeitos

Alguns analistas, outros cientistas políticos amapaense já afirmam que o município Tartarugalzinho estará igual a um velório nesta sexta feira dia 24/04.
Em Tartarugalzinho, será realizada a reunião dos Prefeitos dos municípios do Estado do Amapá, eles vão debater e discutir a redução no FPM, Fundo de Participação dos Municípios.
Eles acreditaram que, a crise econômica jamais atingiria o Estado do Amapá...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Festa ao Santo Guerreiro foi ontem

Terminou ainda a pouco. Teve dança de marabaixo na casa da finada Geralda, esquina das Nações Unidas com a São José. Bem na subida do Morro do Sapo. Todo ano, ali acontece a festa em homenagem ao Santo Guerreiro da Igreja Católica.
Mas o que é bom além da bebida, é o caldo servido, e olhem que a família festeira (promotora da festa) não recebem um centavo para a realização do evento. Veja como ainda existe a devoção...
Eu não fui. Mas fiquei com uma vontade danada de lá estar. Cheguei até a sentir o gosto da gengibirra em minha boca...

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lançamento de “O Velho”

Com o titulo de “O Velho”, será lançado hoje, dia 17/04, às 20 horas, na sede dos Magistrados do Amapá, bem ali, pras bandas do Bairro Zerão, um livro de contos. Quer dizer, é um livro com dez contos. O livro foi produzido pela Editora Scortecci.

O autor/escritor é Rui Guilherme, o qual já carrega em seu embornal de artistas das letras, duas obras publicadas e várias inéditas. Rui estreou, quer dizer foi batizado com um romance intitulado “Leilanle. Retrato de uma obsessão”, a segunda obra apresentada ao publico foi “Cartas de Amor e Ódio”, mostrando, escarafunchando os dois lados da moeda sentimental.

E agora, Rui vem galopando em seu cavalo marajoara, atravessando os pântanos da idade para lançar hoje a sua terceira obra. Uma obra composta de dez contos, e o qual dá titulo a obra é “O Velho”.

Não um velho qualquer, quer dizer, não um velho qualquer de velhice acometido e acomodado, mas, um velho abrindo a sua solidão da velhice, fazendo reflexões juntamente com seus fantasmas e propondo reencontros.

Não um velho rabugento, reclamando da vida que passou. Mas um velho, sim, um velho quase filosofo dentro da sua solidão, da sua tristeza, um velho com saudades de si mesmo...
Essa é a obra que Rui apresenta logo mais às 20 horas.

Em tempo: Rui é pratico experiente. É conhecedor das profundezas e dos mistérios, por isso, navega sem dificuldades nas águas desse rio literário transportando: Poesia, conto e romance...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Quem não vê bem
UMA PALAVRA
Não pode ver bem
UMA ALMA”
Fernando Pessoa


Prédio da Escola de Arte interditado

O prédio da Escola de Arte Candido Portinari nº. 0019-GEA, Rua Candido Mendes esquina com Avenida Raimundo Álvares da Costa, foi interditado pela Secretarias de Estado da Infra-estrutura e suas aulas suspensas pela Secretaria de Educação do Estado.

O motivo da interdição são as precárias condições estruturais do prédio, as quais devidas às infiltrações podem desabar a qualquer momento, então, as Secretarias resolveram suspender as atividades da Escola. Na entrada da escola, na parede lado direito existe uma placa da ultima reforma onde está escrita: Reforma Geral da Escola de Arte Candido Portinari. Governador Aníbal Barcellos. Secretario de Educação Albertina Guedes. Secretario de Obras Edílson Brito. Construtora Responsável OGER. Outubro de 1993.

Na Escola Candido Portinari é ministrado os cursos; Desenho, pintura, escultura e vários outros cursos livres ligados às artes plásticas e visuais.
Na porta principal da Escola agora existe um cavalete, talvez representando as artes que por ali ainda insistem em sobreviver, onde está fixado um cartaz.
AVISO
Prédio interditado pelas Secretarias de Educação e Infra-estrutura até que se providencie local em condições compatíveis ao funcionamento das atividades. Logo abaixo do aviso uma oração: Oração do Poder...


Museu Joaquim Caetano

No antigo prédio da Intendência - que alias é uma das últimas referencis do inicio arquitetônico da cidade de Macapá – funciona o Museu Joaquim Caetano, fica na Avenida Mario Cruz, por de trás da Loja Kenedy, ao lado da antiga Zagury. Bem, para ficar mais fácil, do outro lado da Top Importados.

O prédio todo reformado. Na entrada, a sala do lado direito é onde estão às urnas funerárias indígenas, encontradas em terras amapaenses – Stº Antonio da Pedreira, Maracá – Mazagão, Cupixi, Bairro do Pacoval, Vila Velha – Oiapoque - Bem ao canto a urna com os restos mortais de Joaquim Caetano. O ambiente é como se estivéssemos há muitos anos atrás, como se estivéssemos participando das escavações para as retiradas das peças ali expostas.

Do outro lado do corredor, do lado esquerdo, ai sim, vamos viajar por dentro das terras Andaluzia. Quer dizer vamos conhecer a cidade de Macapá desde a sua descoberta, passando pela invasão francesa – a bandeira do triunvirato e da França estão ali expostas – a Cidade Vila do Espírito Santo – Amapá, com foto antiga e a relação dos mortos durante a invasão francesa, a farda e a espada com a qual Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Herói Cabralzinho usou para defender as terras amapaenses.

Na parede lateral a fachada de uma casa antiga de caboclo, assim chamado os nossos ribeirinhos. Noutra parede, quatro canoas em vários estilos assim como remos de vários tamanhos.
No canto direito da sala, os tambores do marabaixo e do batuque, como se estivessem convidando os visitantes a dançar sob os ritmos das danças amapaenses. Pelo meio da sala em perfeita distribuição de fotos da Macapá antiga.
O acervo particular do primeiro governador Capitão Janary Gentil Nunes - a mesa de trabalho, a estante, livros. E lá no fundo do corredor, do lado direito uma pequena sala para reunião...




quinta-feira, 2 de abril de 2009

Uni verso

É um grupo de Poetas/Escritores que se reúnem às quintas, na biblioteca publica a partir das 16 horas. Tudo por causa do verso, da palavra e também para o aconchego da poesia entre os poetas. Qualquer pessoa pode ir lá e declamar uma poesia seja de quem for.
O ambiente é perfumado pela palavra, as paredes são pintadas de poesias e os poetas/escritores ficam inebriados pela fumaça do verso...

lançamento

Será dia 17/04 o lançamento do livro de contos do Escritor/Contista Rui Guilherme. É a sua terceira obra literária, a primeira foi um romance. Agora nos presenteia com seus contos, fazendo suas viagens desde a infância. Nessa arte-conto Rui Guilherme - Caboclo do Marajó também sabe esgrimar muito bem... aguardem. Ah! ia me esquecendo, Rui também é poeta.